Comunicação para a Copa: base para o sucesso

computer-23873_640O foco estratégico para empresas de turismo para a Copa do Mundo no ano que vem, e pontualmente para a Copa das Confederações em junho, é o turismo receptivo com ênfase na comunicação. Ele se caracteriza pelo conjunto de bens, serviços, infra-estrutura, entre outros atrativos, sempre pronto a atender as expectativas dos indivíduos que adquiriram o produto turístico.

Corresponde à oferta turística, já que se trata da localidade receptora e seus respectivos atrativos, bens e serviços a serem oferecidos aos turistas alí presentes. No turismo a comunicação tem características especiais, pois lida com expectativas, sentimentos e desejos. Viagens são frutos de sonhos, planejamento e alto investimento, tornando o processo comunicacional mais complexo.

O turismo receptivo, para se organizar de modo que seja bem estruturado, deve ter o apoio de três elementos essenciais para que esse planejamento seja executado com sucesso. São eles: relação turismo e governo em harmonia; apoio e investimentos dos empresários; e envolvimento da comunidade local.

A partir da inter-relação desses elementos é que pode nascer um centro receptor competitivo. Nesse centro, além de haver esses três elementos de fundamental importância para a formação do produto turístico, também deve haver outros que devem estar presentes na localidade, como atrativos naturais e histórico/culturais; acessos; marketing; infraestrutura básica e complementar; condições de vida da população local; posicionamento geográfico; entre outros.

Minas Gerais é um dos estados mais completos do Brasil. Pela sua grande extensão territorial, belezas naturais, acervo barroco e excelência culinária,  é possível encontrar destinos e atrativos variados que aliam todos esses prazeres naturais e culturais, que podem proporcionar vivências únicas. Mas ao mesmo tempo, em um país tropical com lugares paradisíacos não é fácil competir com outros destinos nacionais que tem apelos mais comerciais. É necessário portanto colocar a disposição do turista informações que demonstrem toda a beleza e todas as possibilidades encontradas no estado. A agência de turismo é só parte do processo.

E por causa desta característica peculiar é que a comunicação no turismo exige dos profissionais foco nas estratégias e investimento pesado em comunicação. Mais do que divulgar a agência, o destino e roteiro, o profissional humano se torna a matéria prima para a construção de uma comunicação eficaz e o estabelecimento de relacionamentos e a conquista de clientes.

A comunicação além de um bom planejamento tem que estar intimamente ligada a estratégia empresarial, mantendo o foco nos resultados que se espera alcançar. Para isso, a preparação adequada, aliada ao treinamento e capacitação da equipe, se torna fundamental.

Na ACT é possível encontrar variados tipos de serviços para capacitar os profissionais diretamente ligados ao público, como por exemplo, o ACT Quality, serviço destinado a personalizar o contato com o cliente através do alinhamento da cultura organizacional com toda a equipe. Conheças nossas soluções e encontre a que mais a sua empresa necessita!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s