Xiii! Deu branco!

Xii… deu branco!!

1307452678-deu_brancoQuem nunca se viu diante de uma situação de fala em público que se perdeu no discurso, as palavras sumiram, as mãos tremeram e a voz não saiu? Quem já passou por uma situação semelhante sabe o quanto é ruim e aquele que nunca passou por isso, torce para não ser vitima desse momento constrangedor.
O “branco” pode acontecer em várias situações de fala em público, e vamos dar aqui algumas dicas de como evitar que o inesperado aconteça.
1)   Prepare-se muito e tenha o conteúdo bem ensaiado.
2)   Leve consigo um pequeno roteiro para ter um apoio durante o discurso. Ter um recurso para se apoiar faz com que você se sinta mais seguro e tranquilo para falar.
3)   Se der o branco, procure não se desesperar e entrar em pânico. O pânico é um veneno para uma apresentação em público.
4)   Se não conseguir se lembrar na primeira tentativa, não insista! Repita a última frase que falou como se estivesse querendo dar ênfase àquela mensagem. É possível que, ao chegar no ponto em que apareceu o branco, a informação surja naturalmente.
5)   Use a expressão mágica “na verdade o que eu quero dizer é…” Com essa expressão você se obrigará a explicar a informação por um outro ângulo e o pensamento se reorganizará para seguir a seqüência planejada.
6)   E se tudo isso não funcionar, diga aos ouvintes que mais à frente voltará a tratar daquele assunto e passe imediatamente para outro tópico.
Não dê asas para o azar! Prepare-se, ensaie e boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s