A robotização profissional – A busca pela fala que comunica

size_590_Pessoas-conversando-web-300x225

comunicação eficaz é pauta atual, com grande destaque em livros recorde em vendas e notícias publicadas nas diferentes mídias. Muito se diz sobre a comunicação como diferencial competitivo, para um melhor posicionamento no mercado.
De fato, em uma sociedade em que o julgamento da imagem transmitida quase sempre prevalece, em que o poder de influência e pró atividade são características desejadas em toda equipe, em que a fala que transmite segurança e objetividade é mais ouvida, e assim por diante… desenvolver as habilidades de comunicação, é um passo importante àqueles profissionais que desejam investir em sua carreira.
Diante desse cenário, um dos grandes interesses atuais é a descoberta de comoalcançar uma boa performance, quase que como uma busca da fórmula matemática que garanta o sucesso. E é nesse contexto que entra uma de nossas principais preocupações: a robotização profissional.
Robotização essa, seguida por mantras, tais como: “Para ser um grande líder, você deve saber motivar”; “Ao comunicar, aplique gestos firmes, que sempre indicam assertividade”. Aliado a esse movimento robótico, as pessoas vão se perdendo nelas mesmas e deixando de demonstrar o que há de melhor em sua personalidade e espontaneidade.
Já notou como os corpos estão cada vez mais parecidos? Todos ‘malham’ igual, aplicam ‘botox’ igual, seios iguais e acabam ficando iguais. Sendo assim, as mesmas estratégias acabam por entortar o diferencial das pessoas.
Nesta ânsia de aplicar as palavras de mais impacto, os gestos mais assertivos, a entonação adequada e a busca excessiva por modelos, faz com que as pessoas percam o melhor delas mesmas, principalmente na esfera relacional.
Como fazer a interação com o seu interlocutor de forma tão superficial?
Técnicas e ferramentas que o auxiliem a ressaltar o melhor do seu estilo comunicativo sim, robotização, jamais. ESTE É O NOSSO NEGÓCIO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s